Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O primeiro autor deve estar obrigatoriamente vinculado a alguma instituição ou órgão.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, PDF, OpenOffice ou RTF e de acordo com o TEMPLATE .
  • Os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5; fonte de 12, Arial; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Os nomes científicos das espécies biológicas devem seguir as normas de nomenclatura (ao ser citada a primeira vez, o nome da espécie deve constar o descritor).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Conformidade do resumo e do abstract
  • Verificar a resolução das figuras
  • Todas as citações estão referidas e vice-versa.
  • Citações e referências estão dentro das normas da revista.
  • Detectar nas propriedades do documento a ser submetido todas as informações da autoria, deixando como anônimo, para que a autoria não seja identificada pelos avaliadores.
  • No momento da submissão, informar e validar o ORCID de todos os autores.
  • Inserir os documentos suplementares (Página de Rosto do Artigo; Documento de Autoria e Responsabilidade; Declaração de Conflito de Interesse).
  • Todos os autores, citados na página de rosto e cadastrados na submissão, participaram intelectualmente do trabalho e concordam com a submissão do manuscrito.

Diretrizes para Autores

1 – DIRETRIZES PARA OS AUTORES

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Os manuscritos originais devem ser submetidos em português.

Os manuscritos podem ser categorizados em:

Artigo Científico Original: São aqueles que demonstram temas e abordagens inéditos, para explorar e expandir as fronteiras do conhecimento humano.

Artigo de Revisão: Deve ter como objetivo apresentar de forma crítica e não apenas descritiva, sob o ponto de vista do autor, o estado da arte de uma das áreas ou subáreas específica das Revista Multivisões-AESA.

Estudo de Caso: É uma estratégia de pesquisa científica que analisa um fenômeno atual em seu
contexto real e as variáveis que o influenciam. Trata-se de um estudo intensivo e sistemático sobre uma instituição, comunidade ou indivíduo que permite examinar fenômenos complexos.

Relatos de Experiência: É um tipo de texto acadêmico onde o autor descreve e reflete sobre uma
experiência ou vivência profissional, seja ela exitosa ou não. O objetivo é que esse relato possa contribuir à discussão, troca ou proposição de ideias na sua área de atuação.

Nota Científica: Breve comunicação, cuja publicação imediata é justificada, por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo. Também, podem ser apresentados comunicação de métodos, validação de métodos, técnicas, aparelhagens ou acessórios desenvolvidos.

O manuscrito original, de qualquer categoria, só poderá ser submetido através do sistema eletrônico disponível em revistamultivisoesaesa.com.br e deverá seguir as normas e procedimentos que constam nessa página. Clique em Normas para submissão e leia com atenção.

O mesmo manuscrito ou outro que contenha os mesmos dados originais não poderá ser submetido simultaneamente e nem posteriormente a este ou a outro periódico de qualquer natureza sob pena de incorrer em ilícito civil e penal perante a lei no 9.610/98 (lei do direito autoral).

Os artigos submetidos serão previamente avaliados pela Comissão Editorial quanto ao escopo, formato e atendimento às diretrizes para redação e submissão. Artigos que não forem aprovados pela Comissão Editorial para seguirem aos avaliadores terão a submissão/tramitação indeferida.

Junto com a submissão eletrônica do manuscrito, poderão ser anexados documentos suplementares, caso necessário.

O manuscrito submetido e aprovado pelo conselho editorial,  será encaminhado ao Editor Chefe, que se encarregará de enviá-los a dois avaliadores especialistas, doutores na área do manuscrito, garantindo a revisão por pares cega “avaliadores-autores e autores-avaliadores”. Caberá aos Editor Chefe a decisão editorial do manuscrito, fundamentada em sua análise e nas dos revisores “ad hoc”. 

Os manuscritos aprovados, obedecendo a ordem de aprovação, serão publicados somente na versão eletrônica da revista no endereço eletrônico revistamultivisoesaesa.com.br podendo ser acessados livremente.

Cada artigo publicado possui o número de identificação eletrônica – DOI, gerado pela Científica e ratificado pela CrossRef.

Casos não previstos nessas normas serão resolvidos pela Comissão Editorial. Contatos poderão ser feitos pelo e-mail: revistamultivisoesaesa@aesa-cesa.br.

2 - PREPARO DO MANUSCRITO

O autor ao submeter um manuscrito de qualquer uma das categorias descritas, se responsabiliza automaticamente perante a comissão, de que todos os autores cadastrados concordam com a autoria do manuscrito e, consequentemente, com todos os conceitos, opiniões e interpretações que nele constam; que não foram omitidas informações a respeito de financiamentos para a pesquisa ou ligação com pessoas ou empresas que possam ter interesse direto nos dados apresentados no artigo. Os autores concordam que a Revista Multivisões-AESA Multidisciplinar passa a ser a detentora dos direitos autorais, caso o manuscrito submetido venha a ser publicado.

O arquivo de submissão do manuscrito deverá ser criado com extensão “.doc” “.docx” ou “.rtf” (não serão aceitas outras extensões) compatível com o Microsoft Word® ou o LibreOffice® e não pode ultrapassar 2 Mb de tamanho.

O manuscrito deverá ser redigido no idioma português.

Margens direita, esquerda, superior, inferior: 2,5 cm.

O artigo para avaliação, independentemente da categoria, não deverá conter os nomes dos autores e filiações. Estas informações deverão ser explicitadas no documento “Página de Rosto”.

Não é permitida a inclusão e a exclusão de autor(es) no artigo após a submissão. Contudo, a ordem dos autores pode ser alterada, desde que com a aprovação por escrito e assinada por todos os autores relacionados originalmente na “página de rosto”. O autor responsável pela submissão do manuscrito deverá enviar à revista (revistamultivisoes@aesa-cesa.br), a folha de aprovação dos autores com as assinaturas e nova “página de rosto” do manuscrito. Os documentos serão inseridos no sistema eletrônico de gestão da revista pelo Editor Chefe. O primeiro autor deve estar  obrigatoriamente vinculado a uma instituição ou órgão.

 3.1 - Estrutura do trabalho

Como os manuscritos somente serão publicados no idioma Português, e os mesmos apresentarem de 8 a 20 páginas contando com as referências. 

 A categoria do manuscrito (Artigo Científico, Revisão de Literatura, Estudo de Caso, Relatos de Experiência e Nota Científica), deverá ser inserida na primeira linha da primeira página, acima do título original, alinhado a direita e com as letras iniciais maiúsculas, fonte Arial tamanho 10, em negrito. O manuscrito será avaliado pelos pares na categoria que foi submetido.

Título original em português: Fonte 15, deve ser claro e conciso, quatro linhas no máximo, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho.

- Formatação: duas linhas abaixo (duas vezes “enter”) da categoria do manuscrito, com fonte Arial tamanho 15, em negrito e centralizado, com nomes científicos, quando houver, escritos em itálico, com descritor/es, e de acordo com as normas internacionais. Somente a primeira letra da primeira palavra em maiúscula (caixa alta).

Autores: No máximo seis autores, devendo estar abaixo do título em inglês no canto direito, separados por ponto e vírgula. Os autores do artigo devem ter seus nomes acompanhado de uma nota de rodapé, com maior titulação, cargo e instituição/órgão vinculado, com endereço de e-mail, sendo estes indicados por números sobescritos.

Título em inglês: Manter a mesma formatação do título original, abaixo do título em Português, em itálico.

Resumo (máximo de 250 palavras): a palavra “Resumo” deverá estar alinhada à esquerda e em negrito. O texto referente ao resumo deverá ser iniciado na próxima linha, parágrafo único, e deverá conter objetivo material, método/metodologia, principais resultados e considerações finais/conclusão, se necessário, em fonte 10, espaço simples.

Palavras-chave: de 3 até 6 palavras sendo estas simples ou compostas, excluindo os que já estão no título do trabalho, em letras minúsculas, em ordem alfabética e separadas por ponto e vírgula.

Abstract: Tradução para o inglês do conteúdo do “Resumo”, seguindo a mesma norma deste. 

Keywords: tradução para o inglês das palavras-chave adicionais e seguirão as mesmas normas.

Introdução (fonte 15 apenas o subitem): Utilizar preferencialmente de bibliografia recente para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho, texto em Arial 12, espaço 1,5, parágrafo 1,25 cm (1 tab).

Material e métodos/metodologia (fonte 15 apenas o subitem): Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada sem, contudo, constar o nome da Instituição, do Laboratório, do Departamento, etc. ou qualquer outra citação que possa identificar um ou mais dos autores do artigo, texto em Arial 12, espaço 1,5, parágrafo 1,25 cm (1 tab).

Quando utilizados métodos consagrados, apenas a citação da referência bastará; caso contrário, é necessário apresentar descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Produtos utilizados devem ser especificados por seus nomes técnicos. Os nomes comerciais, seguidos pelo símbolo ®, podem ser citados entre parênteses.

Símbolos e unidades de medidas devem ser adotados e utilizados de acordo com o Sistema Internacional de Unidades. Expressões matemáticas devem ser grafadas utilizando o editor de equação do programa Microsoft Word ®ou do Libre Office® com a mesma fonte Arial e tamanho 12 do texto. Deverão iniciar em linha separada, alinhada ao parágrafo do texto e devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos colocados entre parênteses e alinhados com a margem direita do texto, como no exemplo a seguir:

AF=2,35075+0,52959CL (1)

Em que: AF é a área foliar total (m2), C é o maior comprimento do limbo foliar (m) e L é a maior largura do limbo foliar (m).

Quanto a Metodologia das pesquisas bibliográficas (revisão/documental e pesquisa de campo)

Descrever de forma minuciosa todos os passos da pesquisa destacando os descritores, os sites de buscas, os critérios de inclusão, de exclusão, o período determinado do material consultado dentre outras informações pertinentes.

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir a resolução específica do Conselho Nacional de Saúde (nº 196/96) disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br, incluindo a assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a proteção da privacidade dos voluntários.

A realização de experimentos envolvendo animais deve seguir a resoluções específicas (Lei nº 6.638/79 e Decreto nº 24.645/34).

Em ambos os casos, é obrigatório indicação no texto de que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (citando o número do parecer ou protocolo de aprovação em Métodos) ou anexar documento suplementar no ato da submissão.

Trabalhos que tenham apenas o TERMO DE CONSENTIMENTO não serão aceitos pela revista.

Resultados e discussões (fonte 15 apenas o subitem): Os resultados devem ser apresentados de forma clara e concisa, tendo as discussões baseadas na revisão, texto em Arial 12, espaço 1,5, parágrafo 1,25 cm (1 tab).

 Tabelas e Figuras

Tabelas deverão seguir a seguinte formatação: fonte Arial 10, espaço simples, sendo as mesmas chamadas dentro do texto, com numeração contínua, o título da tabela deve estar acima da mesma em fonte 12, no máximo em duas linhas.

Não serão aceitas figuras e/ou tabelas com apresentação paisagem. Tabelas com muita informação, que juntas não cabem em apresentação retrato em uma página, devem ser divididas em duas ou mais tabelas. A largura máxima de tabelas e figuras deverá ser a do texto da página no formato retrato. Casos excepcionais poderão ser avaliados pela Comissão Editorial desde que justificados pelos autores.

Tabelas: Tabela será denominado sempre de “Tabela”.

Devem ser criadas e formatadas utilizando-se a ferramenta “Tabela” do editor de texto. Não serão aceitas tabelas inseridas como figura. Serão numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, encabeçadas pelo título e inseridas após sua citação no texto. As tabelas devem ser editadas sem traços verticais aparentes e somente com traços horizontais simples, de espessura 1,0 ponto, no cabeçalho e na linha final da tabela.

As tabelas devem ser autoexplicativas para que não seja necessário recorrer ao texto para entendê-las completamente. Quando utilizar as unidades no sistema internacional deverão constar abaixo do item correspondente ou da variável, entre parênteses, no corpo da tabela e não em seu título. Qualquer observação no corpo da tabela necessária para identificação de uma sigla ou variável deve ser referenciada com chamada em sobrescrito (números ou símbolos) colocada antes da sigla ou da variável, e devidamente identificada e definida no rodapé da tabela.

No corpo da tabela a fonte deve ser a Arial tamanho 10 e espaçamento 1,0 e no rodapé a Arial tamanho 9 e espaçamento 1,0 entre as linhas.

Figuras:

As figuras (gráficos, fotografias, esquemas, ilustrações, etc.) deverão ser colocadas após a sua citação pela primeira vez, no tamanho e formato final para publicação (largura máxima de 16 cm e fonte Arial tamanho 10). As figuras e suas legendas devem ser claramente legíveis e apresentar qualidade necessária à perfeita visualização e impressão de todos os detalhes necessários. Os eixos (espessura 1 ponto) e os números e letras desses eixos (Arial 10) devem estar na cor preta. Legendas e equações que fazem parte da figura devem estarem tamanho facilmente legível na tela de um monitor de computador com o manuscrito sem aumento, ou seja, em tamanho normal (100%).

As figuras devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, e o título deve ter no máximo duas linhas, ser colocado abaixo da mesma. Equações que forem inseridas no corpo da figura deverão ser escritas na mesma fonte do texto (Arial) e em tamanho suficiente para que seja perfeitamente legível na tela de um monitor de computador em tamanho normal de texto (100%).

Resultados apresentados em tabelas não devem ser repetidos em figuras e vice-versa.

Da mesma forma que nas tabelas as figuras devem ser autoexplicativas.

 Conclusões/considerações finais (fonte 15 apenas o subitem): Devem ser coerentes com os objetivos do trabalho, concisas e não repetir resultados. Não devem conter abreviaturas, símbolos e citações, texto em Arial 12, espaço 1,5, parágrafo 1,25 cm (1 tab).

Financiamento (fonte 15 apenas o subitem) : Quando pertinente, incluir agradecimento ou reconhecimento a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento do trabalho, porém não se qualificam como coautores. Os autores deverão obter permissão por escrito para mencionar nomes e instituições de todos os que receberam agradecimentos nominais, texto em Arial 12, espaço 1,5, parágrafo 1,25 cm (1 tab).

Fontes de financiamento como auxílio a pesquisa e bolsas de estudo devem ser reconhecidos nesta seção e deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido usando as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

 Agradecimentos (fonte 15 apenas o subitem): (facultativo): Neste item podem ser colocados os agradecimentos de forma sucinta a pessoas ou instituições que contribuíram para o estudo, mas que não são autores, texto em Arial 12, espaço 1,5.

Referências (fonte 15 apenas o subitem):

Texto em Arial 12, espaço 1, com 1 enter entre referências.

Não deixar referências separadas entre páginas.

As URL's das referências devem estar ativas.

Não serão aceitos como referências:

  1. i) artigos em versão preliminar (no prelo, preprint ou in press); ii) artigos publicados em periódico não arbitrado;

Do total de referências utilizadas no manuscrito, 50% deverão ter sido publicados nos últimos 10 anos.

 Citações no texto

As referências devem ser apresentadas pelo autor e ano de publicação entre parênteses. Se for ao final da frase, tanto autor e ano deverão estar entre parênteses. Somente a primeira letra do autor é maiúscula.

Exemplos:

  • 1 autor: Souza (2014) ou (Souza, 2014),
  • 2 autores: Silva e Santos (2012) ou (Silva e Santos, 2012),
  • 3 ou mais autores: Tavares et al. (2013) ou (Tavares et al., 2013).

No caso em que um autor citado, ou um conjunto de autores, tiveram dois ou mais trabalhos publicados no mesmo ano, tanto no texto quanto na lista de referências, a referência deve ser seguida por letra minúscula em ordem alfabética.

Exemplos:

  • Smith (2010a) ou (Smith, 2010a); Smith (2010b) ou (Smith, 2010b)
  • White (2009a,b) ou (White, 2009a,b),
  • Souza e Garcez (2011a) ou (Souza & Garcez, 2011a); Souza e Garcez (2011b) ou (Souza e Garcez, 2011b),
  • Santibañes et al. (2008a) ou (Santibañes et al., 2008a); Santibañes et al. (2008b) ou (Santibañes et al., 2008b),
  • Santibañes et al. (2008a,b) ou (Santibañes et al., 2008a,b)

Citações em sequência, no texto, devem ser apresentadas em ordem cronológica (e na lista de referências em ordem alfabética).

Exemplos:

  • Baker (2008), Costa e Silva (2010), Dantas et al. (2011a,b,c)

ou (Baker, 2008, Costa e Silva, 2010, Dantas et al., 2011a,b,c)

Referências:

1) Seguir as normas da ABNT

2) Não serão aceitos como referências: i) artigos em versão preliminar (no prelo, preprint ou in press), ii) artigos publicados em periódico não arbitrado, iii) resumo de trabalho simples, expandido ou completo, iv) trabalhos de conclusão de curso de graduação, v) trabalhos ou artigos de divulgação, não científicos, disponíveis em qualquer mídia (revistas, jornais, internet, CD, etc.), vi) informações pessoais, vii) documentos não publicados, correios eletrônicos ou de páginas eletrônicas particulares da internet.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.