Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O primeiro autor deve estar obrigatoriamente vinculado a alguma instituição ou órgão.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, PDF, OpenOffice ou RTF e de acordo com o TEMPLATE .
  • Os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5; fonte de 12, Arial; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Os nomes científicos das espécies biológicas devem seguir as normas de nomenclatura (ao ser citada a primeira vez, o nome da espécie deve constar o descritor).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Conformidade do resumo e do abstract
  • Verificar a resolução das figuras
  • Todas as citações estão referidas e vice-versa.
  • Citações e referências estão dentro das normas da revista.
  • Detectar nas propriedades do documento a ser submetido todas as informações da autoria, deixando como anônimo, para que a autoria não seja identificada pelos avaliadores.
  • No momento da submissão, informar e validar o ORCID de todos os autores.
  • Inserir os documentos suplementares (Página de Rosto do Artigo; Documento de Autoria e Responsabilidade; Declaração de Conflito de Interesse).
  • Todos os autores, citados na página de rosto e cadastrados na submissão, participaram intelectualmente do trabalho e concordam com a submissão do manuscrito.

Diretrizes para Autores

Diretrizes sobre autoria

Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar à comissão editorial da revista, o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.

 

Ao submeter um artigo para publicação na Revista Multivisões o autor concorda com os seguintes termos:

1) O/os autor/es mantêm os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.

2) As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do/os autor/es, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.

3) Após a primeira publicação, o/os autor/es têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que respeitada a licença vigente no momento da publicação inicial pela revista e feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.

4) O/os autor/es de um artigo já publicado têm permissão e é/são estimulado/s a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.



Ética na pesquisa

 

Quando envolver seres humanos (entrevistas, experimentações etc.) é necessário informar a obediência aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Exceto nos casos em que haja permissão para a identificação, é preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições; a autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.

Quando envolver animais (pesquisas experimentais), é necessário informar a obediência aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica do Comitê de ética para uso de Animais (CEUA).

 

Ações Antiplagiarismo

Os autores devem responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, e garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito. O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado com as ferramentas disponíveis para a Revista Multivisões.

 

Ineditismo

Similaridades com artigos e capítulos de livro anteriormente publicados, ou com textos disponibilizados em anais de evento, serão analisados, quanto ao caráter das semelhanças observadas, pela comissão editorial. Essa avaliação poderá resultar em recusa inicial do artigo, quando as similaridades representarem não ineditismo do trabalho em relação a suas bases teórico-metodológicas e ou a seus resultados.

 

Conflitos de interesse

Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, os autores devem declarar em nota final que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual os autores eventualmente estejam vinculados ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado nele apresentado.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados à revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Processo de avaliação pelos pares

Os artigos recebidos para eventual publicação da Multivisões serão previamente avaliados pela Comissão Editorial. Aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da Revista serão devolvidos e os demais encaminhados para a análise cega de pareceristas. Os avaliadores consultados terão, no mínimo, o título de doutor e pertencerão a instituições científicas diversas. Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo. A revista publica anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc.

O processo de avaliação de manuscrito deverá se realizar em sigilo, impedindo-se a apropriação ou divulgação, em qualquer esfera, das informações nele contidas.

O parecerista deverá se recusar a realizar a avaliação de manuscritos em que se configure a existência de conflitos de interesse.

A identificação, pelo parecerista, de ausência de ineditismo do manuscrito, no todo ou em parte, em relação a textos já publicados deverá ser informada prontamente à Comissão Editorial da Revista Multivisões.

Os aspectos que orientam a avaliação dos originais encaminhados aos pares para a análise são: conteúdo teórico e empírico, domínio da literatura científica, atualidade do tema, contribuição para a área de conhecimento específica, originalidade da abordagem, procedência da fundamentação metodológica, estrutura do texto e qualidade da redação.

Os avaliadores poderão recomendar ou a aceitação integral do texto, ou a sua recusa, ou, ainda, indicar modificações necessárias para realização de nova avaliação. A Comissão Editorial poderá submeter as sugestões de reformulações ao autor, e estas, uma vez realizadas, poderão ser avaliadas ou pela Comissão Editorial, ou pelos mesmos pareceristas que as propuseram.

 

Diretrizes de ações da equipe editorial

A decisão pela publicação ou não de um artigo se faz com base em princípios de ética na pesquisa e na divulgação de informações, respeitando-se a legislação vigente e as boas condutas na cultura acadêmica.

 

Fatores referentes a posicionamento político ou ideológico, à diversidade étnica, de gênero ou religiosa, bem como às diferenças de perspectivas teóricas e metodológicas, não devem influenciar nas ações e decisões realizadas durante o processo editorial.

 

A comissão editorial da Revista Multivisões não conduzirá processo editorial de manuscritos em relação aos quais se estabeleça conflito de interesses.

 

As identidades de autores e pareceristas se manterão sob sigilo durante o processo editorial e após sua finalização.

 

Os editores responderão, de modo a zelar pela transparência do processo editorial, a questionamentos que se interponham por autores ou pareceristas sobre a avaliação dos manuscritos.



Princípios éticos

A revista Multivisões desenvolve seus trabalhos em conformidade com princípios éticos e de respeito à cultura acadêmica e à produção intelectual, mantendo permanente o diálogo com seus autores, pareceristas e leitores em resposta a necessidades de correções, revisões, esclarecimentos ou retratações.

A Revista Multivisões resguarda seu processo editorial de interesses comerciais ou financeiros.



Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

a) O artigo é inédito e não foi submetido, concomitantemente, a outra publicação.

b) O(s) autor(es) e o(s) eventual (is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos.

 

c) O título do artigo tem até 15 palavras.

 

d) O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 35.000 e 50.000 caracteres (contando os espaços e as referências), excluído o resumo.

 

e) O resumo está dentro dos limites de tamanho: de 200 palavras.

 

g) As referências estão de acordo com a norma NBR6023 e NBR10520 da ABNT.

 

h) Não existem identificações da autoria, ou da(s) instituição(ões) a que pertence(m) o(s) autor(es), no texto que será enviado para as avaliações cegas de pareceristas externos (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).

i) O(s) autor(es) fica(m) ciente(s) de que, caso seu artigo seja aprovado, deverá enviar posteriormente resumo, título e palavras-chave vertidos para o inglês. Bem como a versão completa do artigo, caso indicado pela Comissão Editorial. Os custos com a versão e/ou revisão do inglês serão de responsabilidade do(s) autor(es).

j) O autor confirma que o(s) coautor(es) está(ão) ciente(s) e notificado(s) sobre a submissão do artigo e que após a submissão não é permitida inclusão ou exclusão de coautor(es).

 

REFERÊNCIAS:

As menções de autores no texto subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT – NBR 10520 (segunda edição) de 19 julho 2023.

Exemplos: Teixeira (2024, p. 70); (Teixeira, 2024) e (Teixeira, 2024, p. 71).

As Referências obedecem às Normas Técnicas da ABNT – NBR 6023 (segunda edição) de 14 nov. 2018 Exemplos:

Artigo em Periódico

ARAÚJO, Marta Maria de; VIEIRA, Cristina Coimbra. As especialidades convenientes à educação de mulheres no Brasil (séculos XIX e XX). Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1493-1512, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.7213/1981- 416x.20.067.ds01 (Dossiê – Educação, Formação e (Auto) Formação).

Livros

BECK, Judith. Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática. 3ª ed. Edição Português por, Paulo Knapp, Porto Alegre: Editora Artmed, 2021.

DAMÁZIO, Laila Cristina Moreira. Exercícios Terapêuticos nas Fases da Reabilitação do Paciente Com Sequelas do AVC. Paraná: Appris, 2024.



Capítulo de Livro

GATTI, Giseli Cristina do Vale; INÁCIO FILHO, Geraldo; GATTI JÚNIOR, Décio. In: DALLABRIDA, Noberto; SOUZA, Rosa Fátima de (org.). Entre o ginásio de elite e o colégio popular: estudos sobre o ensino secundário no Brasil (1931-1961). Uberlândia: EDUFU, 2014.



Tese de Doutorado ou Material on line

FERNANDES, Hercília Maria. Aprender e apreender no Jardim Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993). 2018, 367f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018.
(Adicionar o site e o dia do acesso)

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.