Novos métodos avaliativos mediados pela gamificação

Uma proposta de investigação-ação

Autores

  • Thiago Maciel Ferreira

Palavras-chave:

Gamificação, Avaliação, Metodologias Ativas, Investigação-ação

Resumo

Este trabalho científico tem a proposta de apresentar novas formas de aplicar avaliações para alunos da educação superior. Para tal, tem-se por objetivo geral analisar como as metodologias ativas por meio da gamificação, influenciam o processo de aprendizagem dos alunos do centro de ensino superior de Arcoverde, como também, objetiva-se especificamente identificar a contribuição exercida pelas avaliações gamificadas, na construção do conhecimento; analisar os efeitos da gamificação, sobre a educação superior e, descrever o engajamento dos alunos sobre os jogos avaliativos. Referente à metodologia, a pesquisa foi: bibliográfica, documental e de pesquisa de campo; O método foi à investigação-ação, modelo de Kemmis; O paradigma proposto é o Sócio crítico; E, a técnica qualitativa para a coleta de informações, por meio da observação, bitácora de informação e lista de controle. A investigação possibilitou ganhos para o professor, com informações claras da evolução do aprendizado, quais pontos fortes e fracos, e, para com os alunos, a mesma dispôs: interesse pela atividade, desafio, conquista, reflexão e autonomia. Por fim, a hipótese foi confirmada, em virtude que professor, por intermédio da gamificação, conseguiu provocar para com os alunos uma maior participação e autonomia.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Maciel Ferreira, T. (2024). Novos métodos avaliativos mediados pela gamificação: Uma proposta de investigação-ação. Revista Multivisões-AESA, 1(01). Recuperado de https://revistamultivisoesaesa.com.br/index.php/aesa/article/view/4