Transformando a abstração em experiência tangível
o GeoGebra e o ensino de Matemática
Palavras-chave:
Software, Dinamização, LudicidadeResumo
O mundo está sempre em um processo de constantes mudanças. Conforme se passam os anos, tudo sofre mudança, e a forma pela qual os conteúdos são abordados também deve seguir esse mesmo caminho. O GeoGebra é um software matemático que permite a visualização, construção e manipulação de conteúdos matemáticos de forma interativa. Ele pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a dinâmica das aulas de matemática por meio da ludicidade tecnológica, tornando o aprendizado mais intuitivo e estimulante para os alunos. Tendo em vista esse processo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades de dinamização das aulas de Matemática por meio do GeoGebra e investigar como essas possibilidades de representação lúdica se aplicam no ensino médio. Sendo assim, esta pesquisa foi desenvolvida em quatro turmas do primeiro ano de uma Escola Técnica, situada na cidade de Buíque-PE. Diante disso, foi possível se verificar que a aceitação e parecer positivo relativos ao uso do GeoGebra se faz presente pela grande maioria dos alunos, demonstrando assim que o software é uma alternativa viável para dinamização do ensino caso se tenha uma estrutura tecnológica adequada, pois consegue despertar o interesse dos alunos e dá o suporte necessário em facilidade de utilização, diversidade e disponibilidade dos conteúdos estudados.
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